Liberação Miofacial – O que é e como fazer

Clínica Moove Liberação Miofacial – O que é e como fazer

Liberação miofascial é uma técnica que se baseia na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo com o objetivo de permitir uma mobilidade maior entre a fáscia e o músculo. O termo “myo” significa “musculo”, já a fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo muito resistente que envolve os músculos e que serve para evitar o atrito entre eles e coordenar os movimentos, pois favorece a transmissão de energia. Vários fatores, como as próprias atividades cotidianas e esportivas podem fazer com que  essa fáscia muscular fique mais rígida, dando a sensação de que o corpo está retraído, encurtado e com amplitude de movimento limitada. Essa retração pode gerar dor e alterações posturais, podendo levar a lesões, que podem ser locais ou em outro segmento corporal. Isso porque as fáscias revestem todo o nosso corpo formando um sistema fechado, de forma que as restrições em um ponto podem comprometer todo o sistema.

A liberação miofascial é uma técnica amplamente utilizada por fisioterapeutas para tratar uma variedade de problemas de tecidos moles. Seu objetivo é diminuir a restrição de movimentos, além de melhorar a circulação sanguínea local e diminuir as áreas de tensão. Ela pode ser feita de diversas formas e com os mais variados materiais (rolos de EVA, rolos massageadores de mão, bolinha de tênis), a própria massagem é uma forma de liberação.  A técnica pode ser feita antes ou depois das atividades físicas e não existe um tempo determinado para realiza-la. O tempo é determinando pela própria pessoa, vai se percebendo que a musculatura vai ficando mais “solta”. É natural sentir algum desconforto, principalmente no início, já que estamos aplicando pressão em pontos de tensão, que são muito dolorosos.

Preparamos um vídeo explicando um pouco mais sobre a liberação miofascial e ensinando como realiza-la em algumas regiões do corpo sozinho.

 

Luana Carvalho / Luciana Signorini / Mayara Figueiredo

 

 

Comentários