Cadência e prevenção de lesões na corrida

Clínica Moove Cadência e prevenção de lesões na corrida

CADÊNCIA

Mayara Nize

No mundo da corrida, cada vez mais tem se ouvido falar sobre cadência, mas você sabe o que é? Pra que seve?

Cadencia é o numero de passos dados pelo corredor a cada minuto.

Quando corremos com a cadência baixa, o comprimento de cada passo é maior. Com isso, nos movimentamos mais pra cima e pra baixo, o que nos faz desperdiçar energia. Além disso, tendemos a fazer o contato inicial do pé com o solo muito à frente do corpo e utilizando o calcanhar (retropé). Como o pé toca o chão como se o estivesse empurrando pra frente, há uma força contraria do solo empurrando o corpo pra trás, que atua freando o corredor. O joelho também acaba ficando muito esticado, e tudo isso gera uma série de consequências. O pico de impacto tende a ser maior, o que sobrecarrega joelhos e quadril.

Tendo em vista todas essas considerações, não é difícil entender porque uma cadencia mais alta pode ser tão benéfica.

Quanto mais passos o corredor dá por minuto numa mesma velocidade, maior a tendência dele aterrissar mais próximo ao corpo e, justamente por isso, usar o mediopé para isso. O comprimento do passo à frente diminui, assim como a oscilação vertical e o pico de impacto. Como há menor força de frenagem e maior utilização das propriedades elásticas, a corrida se torna mais econômica e segura pro atleta.

A boa noticia disso tudo é que é possível avaliar sua cadencia e alterá-la com o treinamento, caso seja necessário. Para isso, faça uma avaliação com um fisioterapeuta esportivo, que ira te orientar tanto nessa mudança de padrão como no fortalecimento especifico que devera ser feito concomitantemente, uma vez que novas demandas serão impostas ao organismo.

 

 

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