Acupuntura Funciona ?

Clínica Moove Acupuntura Funciona ?
A acupuntura é uma terapia milenar, que teve seu início na China, e é considerada um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) (assim como a fitoterapia e homeopatia).
O instrumento mais conhecido e utilizado na acupuntura é a agulha, mas outros instrumentos também fazem parte da prática na acupuntura, como a moxa, ventosa, gua sha, laser, imãs, dentre outros.
     

     

Esses instrumentos são muito usados por fisioterapeutas aqui no ocidente, na atualidade. E, fora os instrumentos, percebemos nos aproximando cada vez mais do “olhar oriental”.
Entretanto, mesmo estando mais familiarizados com a MTC, ela ainda é colocada em questionamento pelo mundo ocidental.
O que gosto de dizer é: “assim como a nossa medicina não consegue ser efetiva em 100% das patologias e sintomas, a acupuntura também não será eficaz para todas as síndromes e distúrbios. Sendo assim, não é uma ferramenta que devemos abrir mão dela, mas sim sabermos como e quando será o melhor momento de ser aplicada.
Além disso, não é atoa que desde a década de noventa que a Organização Mundial de Saúdeincluiu a Acupuntura como um método de tratamento de várias patologias e síndromes, divulgando e sempre atualizando a lista dessas patologias e queixas que são tratáveis pela acupuntura. Dentre elas, estão incluídos alguns problemas ortopédicos, doenças respiratórias, distúrbios do sono, dores, dentre outros.
     

            

Outro marco importante para a acupuntura no Brasil foi em 2006, quando o Ministério da saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)no Sistema Único de Saúde, dando força e ajudando a disseminar a prática da acupuntura.
Pesquisar a acupuntura e produzir materiais científicos comprovando sua eficácia é mais complicado do que se parece, uma vez que não é uma ciência exata e cartesiana, como estamos acostumados. Mesmo assim, com a ocidentalização da acupuntura, hoje temos mais estudos científicos sobre o assunto e uma busca maior de se provar sua eficácia em diferentes patologias e distúrbios.
Mas, fato é, que os orientais não só relatam esses benefícios há tanto tempo. Os orientais têm a acupuntura como sua principal fonte de tratamento, desde anos antes de Cristo. Mesmo se abrindo para novas técnicas e formas de tratamento ocidentais, os chineses não abrem mão da acupuntura.
E como a Clínica Moove busca sempre a maior compreensão de seus pacientes e maior eficácia de tratamento, também não abrimos mãe da acupuntura. Ela é mais uma de nossas ferramentas que nos auxiliam em nossa prática. Temos na clínica alguns profissionais que se especializaram em acupuntura e estão disponíveis para maiores esclarecimentos e atendimentos.
Texto escrito pela fisioterapeuta Luana A. Carvalho
Marque a sua sessão de acupuntura: 31 3318-9505

Comentários